Por que o Brasil importa combustíveis se é autossuficiente em petróleo? Cabe destacar que a produção do Pré-Sal já corresponde a 68% do petróleo produzido no país e não há qualquer dificuldade para refino do petróleo do Pré-Sal no Brasil, segundo técnicos da Petrobras.
O Brasil com uma reserva de quase 12 bilhões de barris, ainda não é autossuficiente, porque o mercado doméstico depende de importações para atender a sua demanda, mas o Pré-Sal poderá nos próximos dez anos acabar com a dependência do mercado externo, segundo estudo da consultoria Gás Energy. No entanto, a expansão da infraestrutura do setor continua sendo o principal desafio para atingir esse objetivo. Que dizer que o problema brasileiro é de infraestrutura? A quem cabe montar essa infraestrutura? A Petrobras em parceria com outras empresas do ramo da exploração de petróleo e gás.
De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Brasil possuía, em 2020, um total de 11,89 bilhões de barris de petróleo em reservas provadas. Uma reserva suficiente para que um país do tamanho do Brasil, seja autossuficiente em petróleo.
Para saber se um país é ou não autossuficiente em petróleo é preciso avaliar a produção e a balança comercial de exportações e importações de petróleo. Somando-se o valor da produção nacional com a de importação e descontando-se as exportações, consegue-se chegar no consumo aparente de petróleo no país.
O Brasil refina todo o petróleo consumido internamente? Não! Há mais de 15 anos, o Brasil passou a ser considerado autossuficiente em petróleo, isso em tese, porque a Petrobras continua importando Petróleo bruto. Por dia, o país fabrica 3 milhões de barris, mas compra do exterior 170 mil barris por dia em derivados do petróleo.
O Brasil em que pese possuir um enorme reserva de Petróleo no Pré-Sal ainda não é autossuficiente, porque continua importando 170 mil barris dia. Se o país produz uma quantidade de barris de petróleo suficiente para o seu consumo, conclui-se que o problema brasileiro reside mesmo na infraestrutura, o que é deveras lamentável.
Devido a importação de Petróleo e seus derivados, a Petrobras é obrigada à toda vez que o preço do barril de petróleo aumenta em função da cotação do dólar a reajustar o preço de gasolina e do óleo diesel. Essa nossa dependência do mercado externo de Petróleo e seus derivados, explica a majoração quase que diária dos preços de gasolina e óleo diesel.
O próximo governo deverá investir fortemente em infraestrutura da produção de Petróleo e Gás para que este país passe a conviver com preços dos derivados de Petróleo que não comprometa o crescimento da nossa economia.
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