segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Será que a onda vermelha voltará as praias piauienses?

 

Se a Onda Vermelha que tomou conta do país em 2002, não se arrefecer, perder força em 2022, apesar do Partido dos Trabalhadores (PT), está há quase 20 anos no governo do estado do Piauí, o grupo liderado pelo atual governador Wellington Dias, poderá permanecer no poder por mais quatro anos.

O senador licenciado e ministro chefe da Casa Civil Ciro Nogueira (PP-PI), para tentar derrotar o PT do governador Wellington Dias, preteriu nomes de peso dentro do seu próprio partido, como o da deputada federal Margarete Coelho (PP-PI) e buscou um nome fora do Partido Progressista (PP), o ainda tucano Sílvio Mendes, para ser o candidato da coligação liderada pelo PP. O médico Silvio Mendes, um ex-prefeito de Teresina, que na opinião do ministro Ciro continua sendo uma grande liderança na capital. O que é fato!

Diante dessa circunstância, o que o Partido dos Trabalhadores (PT), poderia fazer para neutralizar a liderança de Silvio Mendes na capital? Como o nome até aqui cogitado para compor à chapa liderada pelo secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, não é um político de dimensão estadual e tampouco uma forte liderança em Teresina, o PT poderia contra-atacar o PP oferecendo a vaga de companheiro de chapa de Rafael, para a deputada estadual Lucy Soares, ex-esposa de Firmino Filho e filiada ao Partido Progressista (PP).

Quem não quer ser candidato a vice-governador numa chapa muito competitiva como essa que os petistas estão montando? Tudo vai depender de uma boa conversa e do que o PT poderá oferecer para deputada Lucy Soares. Não podemos esquecer que a política é muito dinâmica. É como uma nuvem que neste momento se apresenta com um formato, para logo em seguida se apresentar com outro.

O lançamento da pré-chapa Sílvio Mendes e Iracema Portella aconteceu em alto estilo, com os progressistas muito animados e cantando vitória antes da hora. Com o presidente nacional licenciado do Partido Progressista (PP), anunciando aos seus partidários que a candidatura de Silvio Mendes e Iracema, já conta com o apoio de 140 prefeitos de um total de 213 prefeitos piauienses. Só falta combinar com os russos. Os russos nesse caso, os petistas.     

O que PP não pode, até por uma questão de bom senso é querer subestimar a liderança do governador Wellington Dias que deixará o governo para candidatar-se ao Senado, mas que continuará com as chaves dos cofres do Tesouro Piauiense e conhecendo como ninguém o caminho das pedras. E tem mais: A Onda Vermelha se continuar com força no seu caminhar rumo ao continente, poderá repetir o ano de 2002. Quem viver verá!


Nenhum comentário: