Um mundo que perde sua humanização é um mundo em que o homem deixa de ser um ser humano e se transforma num ser bárbaro. Um ser cruel, desumano e feroz.
O que é a desumanização ou a ausência de humanização? A desumanização nada mais é do que o ato e o efeito de desumanizar, ou seja, retirar o sentido real dos traços humanos, conforme afirmam os psicólogos. Na verdade, muitas vezes, vincula-se à desumanização a perda dos valores éticos e morais, da própria sensibilidade inerente ao humano.
Por que enfatizamos isso! Ocorre que certos crimes praticados contra seres humanos, são tão violentos e cruéis, que no ato do crime percebe-se todo o requinte de crueldade, desumanidade e ferocidade. Foi exatamente isso que aconteceu com o imigrante congolês Moïse Mugenyi morto recentemente na cidade do Rio de Janeiro. Moïse que foi morto após levar socos, chutes e dezenas de pauladas. Depois imobilizado e amarrado. Mas as agressões continuaram por ao menos mais de cinco minutos. No fim, os agressores ainda fizeram massagem cardíaca, para tentar ressuscitar o imigrante.
O negro George Floyd foi um afro-americano que foi assassinado em 25 de maio de 2020, depois que Derek Chauvin, então policial de Minneapolis, ajoelhou-se no pescoço dele durante oito minutos e quarenta e seis segundos, enquanto estava deitado de bruços na estrada. O que há em comum entre os crimes praticados contra o afro-americano George Floyd e o afro-congolês Moïse Mugenyi? O fato dos assassinados terem batido no chão como quem pede clemência aos seus algozes.
O que está na raiz da nossa desumanidade? São vários os fatores, a começar pela violência doméstica (lares desestruturados), vindo em seguida o consumo de drogas, o desespero pela incerteza com relação ao dia de amanhã- o que leva os jovens pobres a ingressarem no mundo do crime - e por último a quase certeza do criminoso quanto a impunidade.
O crime contra a pessoa humana, que é a maior manifestação da nossa desumanidade, vem num crescente em todo o país. Cidades como Teresina, que até bem pouco tempo era considerada uma cidade pacata, nos últimos anos vem se transformando numa nova Baixada Piauiense, numa alusão à Baixada Fluminense, considerada uma das regiões mais violentas do planeta. Na periferia de Teresina, o número de adolescentes mortos pelo tráfico é assustador. Na periferia, onde o tráfico recruta os seus soldados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário