Precisamos evitar queimar lixo e todo tipo de mato
Por mais que a imprensa denuncie e procure despertar nas pessoas a consciência ambiental, mesmo assim, os crimes contra o meio ambiente continuam acontecendo a todo o momento. Isso ocorre, por egoísmo, ignorância e falta de consciência ecológica e ambiental.
Volto a um assunto que deve ser a preocupação de todos nós que é queimar folhas, galhos de árvores e lixo doméstico - que é crime ambiental, pois além de causar poluição atmosférica com fumaça tóxica, pode resultar em danos à saúde de sua família e de seus vizinhos. Se você mora em uma casa com quintal e quer cuidar do seu lixo, a primeira coisa que deve fazer é separá-lo e acondicioná-lo e depositá-lo no local adequado para ser recolhido e depositado no aterro sanitário.
Fazer queimada no quintal é crime? Você sabia que queimar lixo, ainda que em propriedades particulares, é crime? A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, tem descrito no artigo 54, a queimada urbana, como crime de poluição, que coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora.
Qual o crime de queimadas? A prática de queimada é crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), que estabelece pena de reclusão e multa.
Como denunciar vizinho que coloca fogo? Se um vizinho colocar fogo numa propriedade dele, você deve entrar em contato com o corpo de bombeiros, por meio do telefone 193, ou da Polícia Militar de sua cidade, através do número 190. Você também pode denunciar o seu vizinho à prefeitura de sua cidade, por do telefone.
Os evangélicos não devem ter participação efetiva na política
Como todo cidadão, o evangélico deve exercitar sua cidadania votando. Todo cristão deve obedecer às autoridades e seguir as leis do país. Essa obediência implica no voto. Mas, essa obediência não obriga o cristão cidadão a se alinhar automaticamente com esse ou aquele político e nem deixar de examinar com muito critério se o político que pretende governar o país corresponde às suas expectativas como cidadão e aos anseios da sociedade. O evangélico, alguém que segue a lei do Cristo não pode ser massa de manobra e tampouco alguém que se deixa levar por uma orientação que foge dos verdadeiros princípios cristãos que são: Caráter, União, Autogoverno, Semear, Colher, Soberania e Individualidade.
Mudo de assunto:
Meu coração a nu (este texto foi escrito pelo poeta francês Charles Baudelaire na virada do século XIX para o século XX). Se reproduzo este texto é pela sua surpreendente atualidade.
É impossível percorrer um jornal qualquer, seja qual for o dia, o mês ou o ano, sem deparar quase linha a linha com os sinais de perversidade humana mais detestável, quase sempre acompanhados pelas mais inverossímeis proclamações de honestidade, de bons sentimentos e de caridade, ou por manifestações da maior confiança em relação ao progresso e à civilização.
Da primeira à última linha todos os jornais não passam de um amontoado de horrores. Guerras, crimes, roubos, atentados ao pudor, torturas, crimes públicos e crimes particulares – enfim, o delírio de uma crueldade universal.
E é com este repugnante aperitivo que o homem civilizado toma todos os dias o seu café da manhã. Tudo neste mundo transpira a crime: o jornal, a política e a face do homem.
Custa-me a acreditar que se possa de mão limpa tocar num jornal sem sentir um vômito de repulsa.
O jornal a que se refere Charles Baudelaire neste seu texto é o jornal impresso que a maioria nos nossos jovens não conhece.
Hoje em dia, os jornais impressos, os jornais físicos - os nossos jovens não conhecem, porque só circulam nas grandes metrópoles. E muitos estão morrendo, saindo de circulação. Há poucos meses o jornal Estadão do Maranhão deixou de circular, por falta de público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário