sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

No Piauí quem será o candidato ao governo: Silvio Mendes ou Firmino Filho?



O governador do Estado de São Paulo, José Serra, o provável candidato a presidência da república pelo PSDB se reuniu ontem (29/01) com o presidente do seu partido, o senador pernambucano Sérgio Guerra para discutir a formação de palanques nos estados.

Se a eleição fosse hoje, o PSDB já teria confirmado como parceiros para integrar a coligação que irá lutar pela eleição do governador Serra ou do governador Aécio Neves para presidente da república, os seguintes partidos: DEM e PPS. Isso quer dizer que desses três partidos, poderão sair os candidatos ao governo de cada estado. O critério para definir o partido que deverá lançar o candidato majoritário, vai ser o de melhor colocado nas pesquisas. O nome apontado pela pesquisa, será o escolhido.

No Estado do Piauí o candidato ao governo deverá sair do próprio PSDB, uma vez que tanto o DEM como o PPS não dispõem de nomes com capacidade para disputar a cadeira hoje ocupada por Wellington Dias. Nesse caso, a disputa se dará entre o prefeito Silvio Mendes e o secretário de saúde, o vereador Firmino Filho, que de cima de um “montão de votos” e já tendo sido candidato a governador pelo seu partido, está credenciado para na impossibilidade do prefeito Silvio Mendes, não vir a ser o candidato, ele assumir essa missão.

O PSDB continua com um sério problema, que é o fato de ainda não ter conseguido se interiorizar. Na capital ele vai muito bem, mas quando chega no interior a situação se complica. Mas desta vez, poderá ser diferente, já que o PSDB tem o comando do segundo maior município do Estado e poderá contar com o efeito José Serra, assim como aconteceu com Wellington Dias, que para se eleger surfou na onda Lula-lá.

Nenhum comentário: