Todo direcionamento dado a formação do cidadão brasileiro, tem por base, a esperteza, o vencer sem nenhum esforço, de preferência, levando vantagem sobre a outra pessoa. Esse é um sentimento generalizado que permeia o conjunto de toda a sociedade brasileira; sentimento esse, herdado que foi da cultura dos nossos colonizadores-, os portugueses.
Agora, onde esse sentimento se manifesta com mais força, é no meio político, formado geralmente por pessoas sem nenhuma formação moral e ética, que ao se verem alçadas a uma posição de relevância, para se manterem nessa mesma posição, fazem de tudo, até mesmo relegar a um plano secundário qualquer noção de moral e ética, por ventura adquiridos na tenra idade.
O serviço voluntário é uma maneira de a pessoa humana desenvolver o seu espírito altruísta, ao se por em contato direto com realidades absolutamente distintas daquela em que normalmente vive. No seu meio social: família, escola e trabalho.
Nos Estados Unidos da América (EUA), a cultura da abnegação e do doar-se, existe como uma manifestação cultural permanentemente trabalhada e estimulada - de modo a que essa cultura cada vez mais se fortaleça, animando e orientando o comportamento do cidadão norte-americano.
No caso especifico do político brasileiro, na sua formação, alem de não constar a presença desses valores, ainda por cima, prevalece o egoísmo, o egocentrismo e uma pré-disposição dessa categoria em usar a política como um atalho para conquistar luxo e riqueza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário