Durante a reunião, realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, foi renovado o convênio com estas organizações e discutido o planejamento anual de cada unidade. “Neste ano pretendemos trabalhar mais diretamente com a família dos idosos, adolescentes e crianças atendidas nos abrigos no sentido de renovar os laços com a família para permitir que essas pessoas possam voltar para casa, para o aconchego da família que, sem dúvida, é o melhor lugar para elas viverem”, explica Deuselena Andrade, gerente da divisão de Alta Complexidade da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania, e de Assistência Social - SEMTCAS.
Para alcançar, com sucesso, esse objetivo, a SEMTCAS pretende trabalhar a conscientização das famílias com intervenções diretas, estudo de cada caso e realizando visitas às residências. “Será um trabalho minucioso, porque pretendemos trabalhar caso a caso, visitar as residências, conhecer as famílias e trabalhar no fortalecimento desses laços, reforçando a importância do retorno ao lar”, acrescenta Deuselena.
A secretária de assistência social, Graça Amorim, destaca a importância dos convênios firmados com as organizações não governamentais - ONGs para reforçar o trabalho de atendimento realizado pela SEMTCAS com as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. “A SEMTCAS faz o reconhecimento de pessoas que precisam dos serviços prestados por estas ONGs, encaminha-os para os abrigos e dá continuidade ao acompanhamento do tratamento. Só em 2009, já encaminhamos 11 adolescentes em situação de dependência química para tratamento nos abrigos conveniados”, lembra.
Quanto aos idosos, Graça Amorim reforça a necessidade do fortalecimento dos vínculos familiares para garantir um retorno harmônico ao lar e reduzir o número de idosos atendidos nos abrigos. “Em 2009, só pudemos enviar 1 idoso para atendimento porque os abrigos estão lotados. É preciso reforçar na família a importância da permanência do idoso no lar, já que estar perto dos seus entes queridos é fundamental para a saúde e para a qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário