domingo, 19 de julho de 2009

Cantor diz que o Brasil é uma grande farsa democrática

Tico Santa Cruz: Brasil, um país de tolos

No meio do caminho havia uma pedra, fui chutar e fisguei o dedo, debaixo tinha um minhoca, e ela tinha um bigode parecido com o do Sarney. Olhou pra mim e disse: “Não saio!”. “A casa caiu!”, gritei. Ela me aconselhou: “Muito cuidado quando forem fazer acusações a mim, sou o retrato da república brasileira”. Jogaram um jornal que espatifou na minha testa. Caí no chão e li a manchete. A juventude foi à micareta, estamos de férias.

A verdade é que somos uma sociedade individualista que não se une para lutar por um objetivo em comum. Só nos juntamos para celebrar nossa ignorância coletiva.

Um artista que tem voz pública e se omite diante de um crime é criminoso também. Sabemos que há limites na Matrix para que possamos opinar, sob o risco de censura. A arte é o pilar das transformações e se antes a opressão era a bala, hoje é no dinheiro, no patrocínio, nos spots para comerciais de rádio e TV.

Quem decide o que vai ser tocado para a massa é o vendedor de carros, de roupas, o banco; empresários que não entendem quase nada de arte. Querem apenas ter seus produtos aliados a produtos que não façam os seres consumidores se questionarem.

Meios de comunicação não podem ser entregues a políticos, mas na prática o Brasil é uma farsa democrática; se verificarmos com um pouco mais de cautela, perceberemos que temos exatamente o que merecemos, e o que jaz espalhado como representantes do povo é a exata representação de quem somos nós.

Ah, se a mesma punição que é dada a quem não paga pensão alimentícia fosse dada a quem rouba dos filhos da pátria? Como seria o presente?

Tico Santa Cruz é cantor e compositor (O Dia Online)

Nenhum comentário: