quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A violência está fora de controle

O Estado do Rio de Janeiro é a grande vitrine do Brasil no exterior, por ser um dos lugares mais bonitos do mundo. Mas acabou se transformando também, em vitrine da violência, de uma violência que toma conta do país de Norte a Sul. No Estado do Maranhão, por exemplo, só no mês passado, 30 mulheres foram assassinadas.

A capital do Estado do Maranhão, São Luís, registra uma média de sete assassinatos por final de semana. Nos outros estados do Nordeste, o índice de violência é ainda pior. No Estado do Espírito Santo, na região Sudeste, o índice de violência talvez supere ao do Rio de Janeiro.

Como todo mundo está careca de saber, a violência não é causa, mas efeito. E quais são as causas? Pela ordem: desemprego, tráfico de drogas e conflitos de terra. Como o governo central não tem uma solução para esses problemas, a violência só tende a aumentar.

Com as policias mal aparelhadas e os policiais (com exceção dos policiais do Distrito Federal), ganhando salários de miséria, a coisa complica ainda mais. Os baixos salários pagos as policias civis e militares, favorece ainda mais o recrudescimento da violência, uma vez que dentro das próprias policias, existem maus policiais, que muitas das vezes acabam sendo confundidos com os próprios bandidos. Esses são a exceção, ainda bem!

O caso mais emblemático da violência em nosso país se deu no Estado do Rio de Janeiro, onde policiais, ao invés de socorrem uma pessoa, se apoderaram dos pertences (um tênis e blusão) dessa pessoa que agonizava.

Nós caminhamos para um destino trágico, essa que é a grande verdade.

Nenhum comentário: