A frase que dá titulo a esta matéria quer dizer exatamente isso: que na política brasileira todos se confundem. Essa coisa de dizer que fulano é melhor que sicrano é a mais pura bobagem, porque aqui por esta plaga, todos os políticos são iguais, na forma e no conteúdo. Até os petistas que antes de chegarem ao poder se apresentavam como defensores obstinados da moral e da ética, ao serem guindados ao poder, passaram a chafurdar no lamaçal da corrupção e da imoralidade. Hoje em dia o petista que levanta a sua voz para exaltar as virtudes do seu partido, ou é um hipócrita ou uma pessoa desonesta, porque os fatos estão aí para provar o contrário e desmoralizar o discurso.
Hoje o que diferencia o PT dos demais partidos é a desfaçatez dos petistas, que na maior sem cerimônia ainda tem o desplante de quererem se apresentar como políticos virtuosos, sem nenhuma mácula e ainda comprometidos com o resgate da moral e da ética na política brasileira, quando todo mundo sabe que as virgens imaculadas, não passam de reles prostitutas. Chamar essa gente de prostitutas é ofender as profissionais do sexo, mulheres e homens que para sobreviver numa sociedade cruel como a nossa, são obrigados a usarem os seus corpos como instrumentos de trabalho. Eles pelo menos ainda conseguem manter alguma dignidade.
Ou você pensa que eu sou daqueles que ainda me iludo com esse ou aquele político? Se você acha isso, lamento decepcioná-lo, porque eu me considero uma pessoa consciente politicamente e realista o suficiente para não me deixar levar por um sorriso de lagarto, pelas lágrimas de crocodilo e as palavras doces e suaves de quem as usa só para enganar as pessoas humildes e indefesas.
Hoje em dia eu me posiciono a favor da alternância de poder como uma forma de proteger a essência da democracia, para que os partidos e as pessoas não se perpetuem no poder e como uma maneira de evitar que o chefe político se sinta tentado a permanecer indefinidamente a frente do poder. Numa palavra: para evitar um regime ditatorial, de direita ou de esquerda.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário