terça-feira, 20 de julho de 2010

A corrupção como manifestação cultural

A corrupção se encaixa dentro daquilo que se pode classificar como uma manifestação cultural, pois segundo a definição do dicionário Aurélio, cultura significa arte, algo que se recebe como herança, dedicação, aplicação do espírito, trabalho intelectual, estudo e etc, etc. Essas qualidades todas são usadas pelo corrupto, que via de regra, é bem dotado de um quociente de inteligência (QI) elevado.    

A corrupção no Brasil, de tão presente em todo o tecido social brasileiro, no nosso dia a dia, assim como a droga - já deveria ter sido retirada da clandestinidade, pois só assim o estado brasileiro poderia exercer um maior controle sobre essa atividade, uma vez que os seus principais agentes passariam a operar às claras, o que facilitaria o tratamento dos viciados em corrupção e a prisão de quem compra os serviços dos corruptores e corrompidos, nesse caso, os chefes da máfia.

O Brasil ocupa a 75º posição entre os países mais corruptos do Mundo, o Brasil é mais corrupto até do que países como Cuba, Barbados, Botsuana, Suriname, Sri Lanka, México e Gabão. A corrupção na sociedade brasileira perpassa todos os três poderes, o ministério público, policias, igrejas, em suma: a corrupção está entranhada em todos os setores de atividade deste país. Isso quer dizer que ninguém está a salvo dela em nosso país. "A corrupção que é um esforço para garantir a riqueza, o poder ou as duas coisas juntas, por meios ilegais - lucros privados à custa de gastos públicos".

O corrupto é um ladrão. Usa-se esse eufemismo para definir quem subtrai recursos públicos, porque os maiores corruptos fazem parte da elite. E a leite não gosta de se misturar com a ralé, daí o uso desse termo  que não agride os ouvidos da nobreza, da aristocracia brasileira. Só que para a sociedade o corrupto é mais nocivo do que aquele que o  ladrão que pratica pequenos furtos, que geralmente só afeta individualmente uma pessoa, enquanto que o corrupto pratica o mal no atacado, ou seja, ele desvia o dinheiro público que dveria usado na construção de uma creche, de um hospital e de uma nova escola. Quando o corrupto desvia dinheiro que seria usado para a compra da merenda escolar, de medicamentos, ele provoca a morte por inanição e por falta de remédios de milhares de crianças, de jovens  e adultos.

Na cultura brasileira a Lei de Gérson é uma "lei" não-escrita na qual a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.A expressão originou-se de uma propaganda, de 1976, para a marca de Vila Rica, na qual o meia armador Gerson da Seleção Brasileira era o protagonista. A propaganda dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também".

O corrupto é fiel seguidor da Lei de Gerson. Como identificar um corrupto? O corrupto geralmente é um cara legal, bom pai, bom filho, bom esposo, católico fervoroso, um grande filantropo, membro de um clube de serviço e nas missas dominicais é sempre o primeiro na hora de receber a hóstia consagrada. Nas outras denominações religiosas, ele costuma fazer as orações. Pela cara, ninguém consegue identificar o bandido que que se encontra por trás da aparência.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e no Portalaz

Nenhum comentário: