quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Brasil não avançou no campo social

Pouca coisa mudou no Brasil nos últimos oito anos, no campo social. A violência que permeia toda a sociedade brasileira, é um reflexo da ausência do estado na vida das classe C,D,E e D. Na realidade o Brasil não avançou na velocidade necessária no campo social.   

As eleições que ocorrem periodicamente no Brasil, desde o fim do regime militar, não têm contribuído para que este país avance na direção do desenvolvimento pleno. Se o país tem avançado no campo econômico, o que assegura prosperidade à elite rica, no campo social, o Brasil caminha a passos de cágado, o que acaba permitindo que a pobreza continue aumentando. 

A situação dos pobres e indigentes neste país nos humilha a todos, pessoas conscientes e comprometidas com um país mais solidário e mais justo. Os nossos atuais dirigentes se ufanam de terem retirado da extrema pobreza milhões de irmãos nossos através do programa Bolsa Família, o que apenas tem suavizado um grave problema, mas sem resolvê-lo em definitivo. Os meios empregados até aqui pelas nossas autoridades governamentais, são clientelistas e assistencialistas, o que funciona apenas como paliativo.

A cada nova campanha eleitoral, novas promessas são feitas, promessas essas que passado o período eleitoral caem no esquecimento. E a solução dos problemas brasileiros continua sendo adiada, porque nem o Poder Executivo tem vontade política para solucioná-los e nem o Poder Legislativo tem vontade para cobrá-los.

Os partidos considerados de esquerda, como o PSTU, PCB e PSOL, continuam insistindo na mesma cantilena, mas pelo fracasso do Partido dos Trabalhadores (PT) em aplicar o seu antigo projeto de governo, isso acabou por desacreditar esses partidos, que tentam, até sem sucesso, alimentar a esperança no povo brasileiro em realizar tudo aquilo que o PT prometeu e não cumpriu.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: