quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Governo Lula salva mais um banco, para evitar contágio

O governo federal que já havia salvado o Banco Votorantim (da família Ermírio de Moraes) no início da crise financeira de 2008, agora salva o Banco Panamericano, do apresentador de televisão Silvio Santos. Esse é o governo salvador, mais dos banqueiros, que dos pobres.

Assim é cômodo ser um empresário bem sucedido, porque toda vez que uma das suas empresas corre o risco de vir a fechar as portas, o governo federal lança a sua bóia de salvação. Hoje a Caixa Econômica Federal (CEF), detém quase 50% do capital desse banco, ou seja, 739,2 milhões de reais. Se a CEF foi privatizada, ela certamente não seria usada para salvar instituições financeiras a beira da falência. 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira requerimento que convida os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e da Caixa Econômica Federal, Maria Fernando Coelho, a comparecerem à comissão para explicar o aporte de 2,5 bilhões de reais ao Banco Panamericano.

Caso Meirelles e Maria Fernando aceitem o convite, o encontro de ambos com os senadores da comissão deve acontecer na manhã da quarta-feira da semana que vem. O requerimento de convite aos presidentes do BC e da Caixa é de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA).

Na terça-feira, o Banco Panamericano anunciou que seu controlador, o Grupo Silvio Santos, fará um aporte de 2,5 bilhões de reais na instituição financeira, numa operação destinada a restabelecer o equilíbrio patrimonial e a liquidez do banco.

De acordo com a instituição, os recursos foram obtidos mediante operação financeira com o Fundo Garantidor de Créditos, e é "integralmente garantida" por bens do Grupo Silvio Santos.

Pelo visto, a crise financeira continua rondando o Brasil. Governo Lula salva mais um banco, para evitar contágio no mercado financeiro. Não podemos esquecer que foi a falência do Banco Lehman Brotheres, que quase levou a economia mundial à insolvência.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: