quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Portugal pode ser a bola da vez

A crise financeira mundial, que muitos economistas e autoridades governamentais em todo o mundo já consideravam vencida, continua dando sinais de que ainda não acabou e que vai continuar ainda por muito tempo tirando o sono de muita gente.  

Quem é próximo elo fraco da zona euro? Depois da Grécia e da Irlanda, os olhos estão postos em Portugal. Será que Lisboa vai conseguir reduzir o déficit e a dívida? Os mercados estão cépticos e as palavras das autoridades alemãs não tranquilizam.

Angela Merkel considera a situação da zona euro extremamente séria e o seu ministro das finanças afirma que com o resgate da Irlanda está em causa o futuro do euro.

As autoridades portuguesas continuam a dizendo que o seu país não precisa de qualquer tipo de ajuda, mas muitos analistas defendem que será inevitável, sobretudo, nos meses de março, abril e maio, quando Portugal terá de pagar mais de 25 mil milhões de euros de dívida.

No caso da Irlanda os europeus reagiram mais depressa do que com a Grécia, mas no Parlamento Europeu pede-se uma solução européia rápida para conter o contágio.

As autoridades econômicas da zona do euro, a mais afetada no presente momento, procuram agir rápido, temendo o contágio de outras economias, o que poderia desencadear uma nova fase de uma crise que começou em 2008.

Na América Latina, nenhum país até agora foi atingido em cheio pela crise financeira mundial. Mas isso não quer dizer que países como Brasil, Chile e Argentina, as economias mais forte dessa região, passarão incólume. É bom ficar com as barbas de molho.  

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: