quarta-feira, 30 de março de 2011

O aumento contínuo nos preços de combustíveis alimenta a inflação


O efeito cascata, provocado pela inflação, acaba comprometendo toda a cadeia produtiva.

Nada mais perigoso para acelerar a inflação, do que os aumentos contínuos nos preços de combustíveis, porque hoje tudo é movido pelo derivado de petróleo. Desde o carro que você usa para trabalhar, até os alimentos que você adquire na feira, são transportados por veículos que fazem uso de óleo diesel ou gasolina.

A situação mundial conspira a favor do aumento dos derivados de petróleo, com a onda de revoluções que tomaram conta dos países grandes produtores de petróleo - e o Japão que foi vitima de uma tragédia sem precedentes na história, o que está obrigando esse país a consumir mais petróleo, o que fatalmente  aumenta a demanda desse produto, ao mesmo tempo em que a sua  produção cai vertiginosamente.  

A Líbia, um grande produtor de petróleo deixou de produzir e consequentemente de exportar, por se encontrar no olho do furacão, mergulhado  numa guerra que ninguém sabe quando vai acabar. 

O governo brasileiro, que não pode nem ouvir falar em inflação, andam tendo insônia, porque o que ela mais temia, já bateu a sua porta.  E com o fim da estabilidade econômica, conquistado a duras pena pelo governo FHC, o futuro do Partido dos Trabalhadores estará comprometido.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino 

Nenhum comentário: