terça-feira, 5 de julho de 2022

Sintonia Fina

 

Ganhar dinheiro através do mercado financeiro

Os brasileiros das classes B, C e D não tem uma cultura voltada para o ganhar dinheiro através do mercado financeiro. A única forma de investimento no mercado financeiros que os brasileiros dessas classes conhecem, é a poupança, um tipo de investimento conservador, porque é um investimento que envolve pouco risco, uma vez que o governo federal através do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), assegura ao aplicador que, em caso de um calote ou quebra do banco ele receberá de volta até R$ 250 mil.

Além da aplicação na Caderneta de Poupança, existe outras formas de investimentos no mercado de capitais, como por exemplo, na Bolsa de Valores. Existem diversas oportunidades de negócios no mercado financeiro, como por exemplo, a compra de  ações que pagam uma pequena parcela dos seus lucros para quem as compra. Além de ser recompensado pela valorização desses ativos, é possível receber parte dos lucros da empresa no formato de bonificações e de pagamento de dividendos. Mas, existem outros investimentos no mercado financeiro, além de ações: existe o Tesouro Direto, o Certificado de Depósitos Bancários (CDBs), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegóico (LCA), Ações de empresas e Fundos de investimentos.

Aplicar em ações envolve algum tipo de risco? Quando falamos sobre riscos de investimentos, na maioria das vezes nos referimos à chance de que as aplicações não rendam o esperado e ocorra desvalorização da ação adquirida, é o chamado risco de mercado.

Para quem deseja investir no mercado de capitais, sugiro que comece pela poupança, um investimento seguro. Antes, porém, eu indico ao interessado nesse tipo de negócio que procure aprender, estudar sobre matemática financeira que é a parte da disciplina de matemática que estuda a aplicação de conceitos de finanças (juros simples, juros compostos, capital, investimento, porcentagem etc.) sobre problemas que envolvem raciocínio lógico e análises matemáticas. 

Muita gente não considera que a poupança seja um investimento de fato. Mas na prática, ela normalmente é o primeiro contato da maioria das pessoas com as aplicações disponíveis no mercado financeiro. Cerca de 67 milhões de brasileiros têm pelo menos R$ 100 guardados na caderneta.

O mercado de capitais emite sinais que permitem montar os cenários por meio dos melhores indicadores econômicos e, assim, ganhar dinheiro com seus investimentos de forma segura para garantir seu futuro financeiro.

Mas, antes de pensar em aplicar seu dinheiro no mercado de capitais, prepare-se antes. Antes de começar a investir, o ideal é estudar e aprender mais sobre o mercado de ações. Organize o seu dinheiro, defina os objetivos, acompanhe o mercado e faça disso um hábito.

Para os economistas, o cenário atual oferece indicadores favoráveis para altos ganhos financeiros, seja qual for o indicador, pois vai haver impacto de forma direta na economia do país e no bolso das pessoas. No presente momento a aplicação na Caderneta de Poupança é um bom negócio, porque a rentabilidade é superior as das outras aplicações.

Economia começa em casa

A economia é a base da prosperidade”. Esta frase além de muito sábia, nos ensina que só através da economia é possível à família mudar o seu padrão de vida. A economia que deve começar pelo ambiente doméstico, com o casal fazendo economia a partir da redução do consumo de energia e água. A ida ao supermercado fazer compras, também é uma oportunidade para fazermos economia ao pesquisarmos preços e optarmos pelo menor preço, desde que o preço menor não comprometa a qualidade do produto que vai ser adquirido. 

O que significa economia doméstica? A Economia Doméstica pode ser entendida como uma Ciência e uma Arte cujo domínio envolve o cuidado da casa e da família. É uma ciência porque supõe conhecimento de nutrição racional, higiene da família e da casa, noções de administração e finanças do lar.

Cuidado com as pequenas despesas; um pequeno vazamento afundará um grande navio. ” (Frase de Benjamin Franklin que foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade.)

Nenhum comentário: