terça-feira, 21 de junho de 2011

Oceanos e mares estão ameaçados



Submetidos ao aumento de temperaturas constantes, à pesca excessiva e à crescente poluição, as águas, já apresentam todos os sintomas que antecedem as extinções em massa.

O alerta vem de um relatório de um painel de 27 especialistas de seis países – que se reuniram em Abril na Universidade de Oxford.

Os cientistas traçam um cenário catastrófico. Entre os sinais está o superaquecimento dos oceanos e a sua acidificação, que reduz os níveis de oxigênio na água.

As conclusões deste relatório serão apresentadas na sede da ONU em Nova Iorque ainda esta semana, quando os representantes governamentais começarem a discutir a reforma da gestão dos oceanos.

Cinco extinções em massa foram registradas após calamidades naturais, durante as quais mais de 50% das espécies existentes desapareceram.

O aumento da produção de lixo, que polui os oceanos, está a ameaçar todo o planeta Terra. Os lixões localizados no entorno das grandes cidades, ameaça o lençol freático, os riachos, rios e lagoas.  (com euronews)

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino   

Nenhum comentário: