sábado, 29 de outubro de 2011

O aumento dos derivados de petróleo forçosamente eleva os outros preços


O aumento dos derivados de petróleo puxa necessariamente os outros preços, o que acaba funcionando como um alimentador da inflação. A partir do momento em que o governo federal não pode mais segurar o aumento do preço do óleo diesel e da gasolina, o consumidor passou a sentir no seu bolso os efeitos da aceleração da inflação.

O que o cidadão comum brasileiro não consegue entender, é como o Brasil sendo um grande produtor de petróleo não consegue praticar preços como os que são praticados na Venezuela, um país onde o litro de gasolina consegue ser mais barato do que um litro de água mineral.

Quase que diariamente a Petrobras vive a anunciar e a alardear novas descobertas de mega campos de petróleo, como o petróleo encontrado na camada pré sal, que ainda nem começou a ser produzido e o governo federal e os governos estaduais já fazem cálculos e planejamento com base nos seus royalties. Essa história do petróleo na camada pré sal, é como diz o dito popular: “contando com ovo no cu da galinha”.  

Agora mesmo a Petrobras acaba de anunciar a elevação dos valores da gasolina e do óleo diesel no atacado, ao mesmo tempo em que o governo reduz a tributação sobre esses produtos para evitar o repasse para os preços nas bombas.  

Enquanto o governo federal manteve o preço artificial da gasolina e do óleo diesel, a inflação também foi mantida artificialmente sobre controle. Isso para garantir a eleição da escolhida. Após o fato consumado, não há mais necessidade de ficar tentando conter a inflação, que se fosse mantido ainda por muito tempo, acabaria provocando danos irreparáveis na economia.

A eleição da presidenta está custando muito caro ao país, porque além de elevado o custo para manter a inflação sobre controle, o governo Lula ainda acrescentou mais um custo adicional, que foi a incorporação de mais famílias ao programa Bolsa Família. De um total de quase 17 milhões de famílias que integram esse programa, essas famílias representam um número médio de três indivíduos por família. Isso acaba no “frigir dos ovos”, rendendo por baixo 20 milhões de votos. Não por acaso, foi essa a diferença de votos de Dilma Rousseff sobre o seu opositor, o tucano José Serra. (Leão Arouche Neto)

siga no Twitte e no Facebook ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: