quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O IBOPE faz o trabalho de campo e a Globo News repercute

Acompanhando com sempre faço, até por força do oficio, as pesquisas realizadas pelo IBOPE, o que me chama a atenção na repercussão das pesquisas, são os comentários tendenciosos dos comentaristas da Globo News que encontram sempre um detalhe na pesquisa do instituto de Carlos Alberto Montenegro, para justificar a queda de Russomano em São Paulo, Márcio Lacerda em Belo Horizonte e ACM em Salvador e o crescimento das candidaturas do PT.

Na cidade do Rio de Janeiro, a candidatura de Eduardo Paes (PMDB) está sempre indo de vento em popa e a candidatura de Marcelo Freixo (PSOL), por mais que cresça, nunca apresenta um dado que leve o comentarista da Globo News a sugerir um segundo turno.

A jornalista Eliane Cantanhede do jornal Folha de S. Paulo, que comenta para a Globo News é tendenciosa e ainda por cima esnobe na maneira de falar, no que revela alguma semelhança com o ministro do STF Marco Aurélio Mello.

Eu não consigo mais assistir ao programa Globo News Em Pauta, apresentado por Sérgio Aguiar, um apresentador bastante competente, quando Eliane Cantanhede participa. Eu prefiro a jornalista pernambucana Roseann Kennedy ou Gerson Camarotti.

Agora o que mais preocupa o eleitor consciente e o jornalista independente nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador é o festival de pesquisas patrocinado pela TV Globo na reta final de campanha, como que para tender um objetivo, ou seja, reverter uma situação desfavorável ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Em TemPo: Mas em matéria de comentários tendenciosos, a coisa na Globo News parece orquestrada, com todos os jornalistas tendo que obedecer a uma determinação superior.   Qual o interesse do sistema Globo de Televisão em promover esse festival de pesquisas? Do povo paulistano, belohorizontino e soteropolitano é que não é. 

Nenhum comentário: