sábado, 21 de junho de 2014

TIMON é uma fazenda de propriedade de duas famílias

Os primos: Luciano e Rafael Leitoa 
Timon é uma grande fazenda de propriedade de duas famílias. As famílias Leitoa e Waquim. Essa suas famílias vem se revezando no poder, desde que o ex-prefeito Napoleão Guimarães abandonou à política.


As famílias Waquim e Leitoa nas últimas duas décadas vêm se alternando no poder em Timon (MA) 

Com a eleição de Chico Leito criou-se uma cultura nesse município maranhense, que o prefeito de plantão tem necessariamente que eleger um membro da família para o parlamento, seja ele, municipal, estadual ou federal.

Ao final do primeiro mandato de Chico Leitoa, como naquele momento ainda não tinha sido criado o instituo da reeleição, o pai do atual prefeito de Timon escolheu para sucedê-lo, o seu amigo, quase irmão, Sebastião de Deus que na condição de prefeito elegeu sua esposa para a Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão. Essa cultura nojenta começou ai.    

De lá para cá, o ex-prefeito Chico Leitoa fez do seu filho o mais novo deputado federal, deputado estadual e prefeito. A ex-prefeita Socorro Waquim, já fez do seu marido um ilustre desconhecido no Maranhão deputado federal por duas vezes. Nas duas eleições Sétimo Waquim foi um dos mais votados.

Como Chico Leitoa não pode ser candidato, por impedimentos jurídicos, a família Leitoa escalou para disputar um mandato de deputado estadual, Rafael Sousa, agora Leitoa, primo do prefeito Luciano Leitoa e sobrinho de Chico Leitoa. O sobrenome Leitoa agregado ao nome de Rafael é para facilitar o voto no dia da eleição.
  
A família Leitoa que nunca deu um ‘prego numa barra de sabão’, que significa que nenhum deles teve um emprego com carteira assinada, porque, quando não estão prestando serviços à prefeitura de Timon, estão com uma sinecura no governo.

Em TemPo:

A prefeitura de Timon foi tomada de assalto por estrangeiros: baianos, pernambucanos e cearenses que foram enviados pelo ex-governador de Pernambuco, o presidenciável Eduardo Campos que não tendo com abrigá-los no seu governo e de Cid Gomes, saiu pelo Brasil empregando cearenses, pernambucanos e baianos nas prefeituras e governos do PSB. O timonense só é encontrado na prefeitura de Timon, servindo cafezinho. Nos serviços subalternos.

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAz 

Nenhum comentário: