sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Aécio não tem projetos para diminuir os desequilíbrios regionais

Favela de Paraisópolis com mais 125 mil habitantes 
Aécio Neves não tem projetos que visem diminuir os desequilíbrios regionais. O programa Bolsa Família pelo menos tem ajudado a diminuir o fluxo migratório do Norte para o Sul.

O desequilíbrio regional é que faz os nortistas e nordestinos continuarem migrando para as regiões Sul e Sudeste. Duas regiões, que desde que o Brasil existe sempre foram beneficiadas e privilegiadas, por uma sucessão de governos centrais oriundos dos estados que formam essas regiões. Quem não se lembra ou conhece uma parte da história política brasileira, conhecida como a política do café com Leite que impôs ao país o revezamento de presidentes, ora do estado de São Paulo e ora do estado de Minas Gerais.  

A política do café com leite foi uma política que visava à predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Oligárquica que durou entre 1894 e 1930.

Com os presidentes da república priorizando os estados das regiões Sul e Sudeste, as regiões Norte e Nordeste foram empobrecendo cada vez mais, o que fez com que o fluxo migratório do Norte para o Sul aumentasse na medida em que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul prosperavam e enriqueciam.

Hoje, as grandes metrópoles como as cidades de São Paulo, Rio de janeiro e Belo Horizonte crescem (incham) tanto que viver nessas cidades se transformou numa aventura bastante perigosa. O nordestino que vive hoje na periferia dessas cidades só não voltam de mala e cuia para os seus estados de origem, pelo amor próprio ferido e pelo  temor de um novo recomeço.

Sem uma efetiva política que vise diminuir os desequilíbrios regionais ou inter-regionais, o que veremos é a antecipação do final do mundo. O inferno já existe para quem se ‘esconde’ nas favelas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz

Nenhum comentário: