sábado, 15 de novembro de 2014

A China desacelera e registra menor crescimento em 13 anos

A China desacelera e registra o menor crescimento em 13 anos, mas os economistas catastrofistas brasileiros não conseguem estabelecer uma relação entre o baixo crescimento do Brasil e o fraco desempenho das grandes economias, os maiores consumidores das commodities brasileiras.

Segundo o jornal inglês Financial Times, o segundo motor da economia mundial, a Republica Popular da China, avançou em seu ritmo mais lento em mais de uma década nos primeiros 10 meses deste ano.

“Os números aumentam os temores de que o investimento fraco levará a uma desaceleração mais severa do que a esperada na economia da China”. Para os economistas da TV Globo e da Globo News e convidados, o problema da economia brasileira é de gestão e de prioridades, que significa uma opção feita pelo governo da presidenta Dilma Rousseff pelo pleno emprego em vez da austeridade, parte de um receituário que nos vem sendo recomendado desde o Consenso de Washington e o FMI.

Se o governo brasileiro tivesse seguido o que manda a cartilha do FMI, o Brasil estaria hoje mergulhado no caos, tendo que conviver com um alto índice de desemprego e o aumento da miséria absoluta.

Essa coisa de atribuir à baixa produtividade da indústria brasileira a diminuição do ritmo do nosso crescimento é balela, porque o que conta mesmo é o aquecimento ou o desaquecimento do mercado externo, sobretudo, dos países mais ricos. A propósito: só o mercado interno não é insuficiente para manter o crescimento de um país. Nós vivemos numa economia globalizada. 


por Tomazia Arouche

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz  

Nenhum comentário: