sábado, 15 de novembro de 2014

No STF não tem negro e nordestino

Tem razão aqueles que defendem a independência da região Nordeste do resto do país, porque esta região sempre foi tão discriminada, que conta-se nos dedos, o numero de nordestinos que integraram a Suprema Corte brasileira.  O último nordestino a compor o quadro do STF, foi o sergipano Carlos Ayres Britto.

O negro brasileiro - esse também sempre foi impedido de participar do colegiado do STF, o primeiro, desde que foi proclamada a independência do Brasil, foi o mineiro Joaquim Barbosa, que por ser negro se sentia um peixe fora d’água, num ambiente formado por 'arianos'. E a indicação do negro Joaquim Barbosa, deve-se ao ex-metalúrgico e nordestino, Luis Inácio Lula da Silva. Agora não me pergunte as razões de Lula para escolher um negro, porque são muitas as versões que circulam - que enumerá-las todas é complicado.

Agora mesmo, a presidenta Dilma Rousseff poderia praticar um ato que poderia reduzir o preconceito contra o nordestino e o negro no Brasil, escolhendo para ocupar o lugar do ex-ministro Joaquim Barbosa, um negro e nortista, um dos coordenadores do movimento Ficha-Limpa, o juiz maranhense Marlon Jacinto Reis (foto).  

Em TemPo:

Certos escrotos ainda dizem que nós vivemos numa democracia racial.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Portalaz  

Nenhum comentário: