sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ILHA DOS LENÇÓIS - Cururupu - Maranhão


Ilha dos Lençóis localizada no Arquipélago de Maiaú (WP: 1º 19’ 2.72” S 44º 52’ 42.87” W), Pólo Ecoturístico da Floresta dos Guarás, no município de Cururupu no estado do Maranhão é um destino totalmente diferente de qualquer outro que já tenha visitado, Ela é um santuário sócio-ambiental único no Planeta, considerado pela respeitada Revista “Os Caminhos da TERRA” na sua edição especial de fevereiro de 2008 como um dos 100 lugares mais remotos do Planeta e a idéia de liberdade que bate dentro do peito quando se chega e indescritível. A Ilha dos Lençóis faz parte do Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís, criado vem 1991 com o objetivo de preservar sua fauna e flora marinha. Convém salientar que Ilha dos Lençóis e Lençóis Maranhenses são dois lugares distintos.

A Ilha dos Lençóis forma parte de um santuário ecológico onde habita entre outros, o Guará, uma das aves mais bonitas do Brasil. A beleza das paisagens, com deslumbrantes cores que combinam mar, céu e brancas dunas tornam o local um cartão postal da região. Sua população combina diferentes origens, destacando-se um importante percentual de habitantes Albinos. A lenda do "Touro Encantado" faz parte do seu imaginário popular, que desperta grande interesse de turistas e pesquisadores do mundo todo. Segundo a lenda, o Rei de Portugal Dom Sebastião, que desapareceu na luta contra os Mouros na batalha de Alcácer-Quibir (1578), vive ali na forma de um touro encantado em seu palácio de cristal e aparece nas noites de lua cheia à espera de alguém corajoso para desencantá-lo.

O Sistema de Geração Híbrido Eólico Solar da Ilha de Lençóis entrou em operação plena no dia 19 de julho de 2008. Desde então, a comunidade desta Ilha tem energia elétrica 24 horas por dia, tanto nas moradias quanto nas vias públicas. Este projeto foi executado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através do Núcleo de Energias Alternativas (NEA) e financiado pelo Programa Luz para Todos do Ministério de Minas e Energia (MME), visando desenvolver soluções de atendimento com energia elétrica a comunidades isoladas.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no PortalAz

Um comentário:

Irene Beckman disse...

Gostei bastante de rever esse lugar aprazível, onde estive muitas vezes com minha família.
Era uma ilha completamente deserta., habitada por poucos pescadores que se arriscavam a viver nela. Pois existia uma lenda que esta era uma Ilha encantada, habitada pelo rei Sebastião e que assim que a Ilha fosse desencantada, São Luís iria ao fundo e na Ilha dos Lençóis surgiria
uma linda cidade. Quanta imaginação!! rsrs