segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O Padre Lira não deixou multiplicadores


O Padre Lira sendo homenageado
No dia de ontem (13/09) faleceu em Teresina, o Pe. Manuel Lira Parente, Padre Lira como era mais conhecido. Um ex-sacerdote e ex-prefeito dos municípios de São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio que neste último, fez uma revolução nas áreas da educação e do empreendedorismo, com a criação da Fundação Ruralista.


A Fundação Ruralista, entidade idealizada e criada por ele Lira no início da década de 1960, onde começou uma das mais bem sucedidas ‘obras sociais’ no estado do Piauí e quiçá no Brasil. O município de Dom Inocêncio foi criado pelo Padre Lira e muita coisa que existe em Dom Inocêncio hoje, não existiria sem a Fundação Ruralista, ela foi o embrião de tudo. Padre Lira e sua Fundação fizeram, sem nenhuma dúvida, uma revolução silenciosa nas áreas da educação e do desenvolvimento cognitivo.  

Quem tiver a curiosidade de se interessar pela história do município de Dom Inocêncio, percebe sem muito esforço que o trabalho social desenvolvido pelo Padre Lira nesse município mudou a percepção do inocentino na maneira de ver o mundo e o seu papel na sociedade piauiense. O nível intelectual dos naturais do município de Dom Inocêncio é um dos mais elevados da micro região de São Raimundo Nonato e isso se manifesta na educação e na cultura. 

O que é deveras lamentável é perceber que esse ex-sarcerdote não deixou multiplicadores no meio eclesiástico, porque nenhum sacerdote da diocese de São Raimundo Nonato procurou imitar esse homem que se transformou numa lenda no estado do Piauí.

O próprio prefeito do município de Dom Inocêncio, que segundo dizem é filho do Padre Lira, não conseguiu dar continuidade ao trabalho pioneiro desse ex-padre. Muito pelo contrário, a educação nesse município vive hoje um acelerado processo de involução, a começar pela desvalorização do magistério. 

Os municípios de São Raimundo Nonato  e Dom Inocêncio estão de luto com a morte de um homem que deve ser um exemplo de dedicação à causa de Deus e dos homens. 


O Padre Lira não deixou multiplicadores, mas deixou muitos exemplos.

Siga no  Twitter, no Facebook e no Portalaz ao blog Dom Severino     

Nenhum comentário: