terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Vá entender a indústria automobilística!


Se as montadoras não estão vendendo carros, por que os preços dos automóveis não caem?


Na gestão passada da presidenta Dilma Rousseff, o governo desonerou à indústria automobilística e os preços dos automóveis não sofreram redução.

No segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, a crise econômica que foi ‘adiada’ com as políticas de desoneração da produção e flexibilização das leis trabalhistas se instalou de vez no país e consequentemente caiu à queda na venda de automóveis e as montadoras não reduziram os seus preços. Muito pelo contrário, além da majorarem os preços das antigas marcas, lançaram novas marcas no mercado o que é uma forma de promover aumentos sem provocar chiadeira.

A nova marca de um veiculo muda poucos componentes e acessórios. O que muda na realidade é sempre o designe, o que justifica o preço da nova marca de automóvel.

No Brasil, os industriais, empresários e comerciantes contrariam a lógica de mercado que diz que quando à venda de um produto cai, o preço é diminuído para que o comprador em potencial se sinta estimulado a comprar o seu produto. Eu nunca vi a indústria automobilística reduzir preço dos seus produtos, mesmo em tempo de crise como este que nos estamos vivendo.     

Postar um comentário