Se
as montadoras não estão vendendo carros, por que os preços dos automóveis não
caem?
Na gestão passada da presidenta Dilma Rousseff, o
governo desonerou à indústria automobilística e os preços dos automóveis não
sofreram redução.
No segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, a
crise econômica que foi ‘adiada’ com as políticas de desoneração da produção e
flexibilização das leis trabalhistas se instalou de vez no país e
consequentemente caiu à queda na venda de automóveis e as montadoras não reduziram
os seus preços. Muito pelo contrário, além da majorarem os preços das antigas
marcas, lançaram novas marcas no mercado o que é uma forma de promover aumentos
sem provocar chiadeira.
A nova marca de um veiculo muda poucos componentes e
acessórios. O que muda na realidade é sempre o designe, o que justifica o preço
da nova marca de automóvel.
No Brasil, os industriais, empresários e comerciantes
contrariam a lógica de mercado que diz que quando à venda de um produto cai, o
preço é diminuído para que o comprador em potencial se sinta estimulado a comprar
o seu produto. Eu nunca vi a indústria automobilística reduzir preço dos seus
produtos, mesmo em tempo de crise como este que nos estamos vivendo.
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