sexta-feira, 24 de março de 2017

A importância de economizarmos água


Tubo d’água quebrado na Avenida Luiz Negreiros Sobrinho (bairro Aeroporto- São Raimundo Nonato -PI)

Com a população aumentando em proporções geométricas e os rios e nascentes desaparecendo, economizar água torna-se uma exigência, sobretudo nas regiões onde os recursos hídricos são escassos, como por exemplo, no semiárido nordestino.

A água desperdiçada não pode ser aproveitada nem por você, nem pelos outros e nem pela AGESPISA. Então quando alguém desperdiça todos perdem, inclusive a natureza!

Algumas dicas sobre como diminuir o desperdício de água.

  • Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
  • Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
  • Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar patios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
  • Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo
    consumo fora do normal.
  • Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.
Os dez mandamentos para economizar água:

1 - No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 - Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 - Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 - Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 - Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 - Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 - Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 - Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 - Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

10 - Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
É ruim para o meio ambiente
Água limpa é um recurso valioso que está se tornando cada vez mais escasso. Agora é a hora de diminuir o seu desperdício, e abster-se de descargas desnecessárias já é um bom começo. Fazer xixi de cinco a seis vezes por dia faz a diferença se você dá sempre descarga: são cerca de 68 a 76 litros de água usados apenas para evitar que um líquido amarelo fique na sua privada! Isso com certeza é algo para se pensar a respeito. 
Urina é muito limpa na verdade
Xixi não é totalmente estéril, mas com certeza é bem mais limpo do que a sua saliva. Deixar que ele fique na água não vai causar qualquer dano à sua privada. Com ajuda do Google.

Postar um comentário