terça-feira, 4 de abril de 2017

Educar para o transito é formar cidadãos




Este semáforo foi instalado pelo prefeito Pe. Herculano Negreiros na sede do município de São Raimundo Nonato, com o propósito de educar o condutor de veículo e o pedestre. Esta sinalização vertical tem uma função educativa.


A educação para o transito deve começar no ambiente doméstico e na escola, com os pais e professores transmitindo para os seus filhos e alunos noções básicas, sobre como se conduzir no transito, seja, como um simples pedestre ou como um condutor de veículo motorizado ou não.

Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade, não necessariamente nesta ordem, constituem os eixos determinantes do comportamento do homem no trânsito. E, por isso, devem ser passados de geração a geração.

Como cada vez mais, os automóveis estão tomando e ocupando o espaço urbano, necessário se faz ao cidadão conhecer as regras de transito.

Educar como todos sabem, não é uma tarefa fácil, mas tudo começa com a educação, repito, e esta não é uma tarefa fácil e simples, pois, para transformar uma sociedade, é importante a participação, conscientização e o desejo de cada cidadão (criança, jovem, adulto ou idoso) de agir e interagir conscientemente.

É necessário que os pais, professores, e as autoridades em geral, percebam e ajam com atitudes corretas no trânsito e acreditem que o nosso comportamento correto no - transito poupa vidas.    



Antes que Departamento Municipal de Transito organize o transito no município de São Raimundo Nonato - é precioso que esse departamento desenvolva uma forte campanha de conscientização nas ruas, nas escolas, uniões de moradores e clubes de serviços.  

Nenhum comentário: