Sem consumo o país para. Isso é elementar. Ocorre que sem
consumo, o comércio não funciona e a indústria deixa de produzir - e como
consequência da paralisação da cadeia produtiva, o desemprego aumenta.
O pessimismo é o principal ingrediente do medo que toma
conta do trabalhador e do consumidor. A incerteza quanto ao futuro, obriga quem
ainda dispõe de alguma fonte de renda ou poupança a pisar fundo no freio, ou
seja, a consumir só o extremamente necessário e o indispensável.
O pessimismo é um dos nossos maiores problemas, talvez o maior
de todos. Maior até do que as crises de ordem moral, ética e institucional, uma
vez que o pessimismo atinge o coração do sistema, o sangue que irriga as
artérias de um corpo já bastante depauperado.
O que fazer para que o consumidor volte às compras? Primeiro,
ele precisa confiar no comandante da nação, o que ninguém consegue com Temer no
poder. Segundo, é preciso que o emprego vote a crescer, o que devolverá a confiança
no exército de desempregados, de quem poderá se reinserir no mercado de trabalho
e quem está empregado não se sinta ameaçado pelo fantasma do desemprego.
Por Joachim Arouche
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