sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Produção de mel da macrorregião de São Raimundo Nonato está sob ameaça



Os impactos ambientais provocados pela mineração afetam diretamente os ambientes hidrológicos, atmosféricos, além da biosfera, dos solos e das formas de relevo.

Tanto os pequenos produtores de mel (geralmente um núcleo familiar), como os ambientalistas estão deveras preocupados com a exploração mineral nessa região, pelos efeitos danosos que essa atividade econômica produz ao meio ambiente.

A relação custo benefício da atividade mineral nesta região, não favorece ao estado do Piauí e aos municípios que formam o Território da Serra da Capivara, pois ocorre, que esse tipo de exploração mineral, sequer gera empregos para os nativos, uma vez que todo o processo de exploração de minério de ferro é mecanizado e automatizado - e o minério extraído na província mineral desta macrorregião, nem é beneficiado em terras piauienses. Segundo informações colhidas junto a pessoas ligadas a esse setor, o minério de ferro explorado nesta região é exportado para o vizinho estado do Maranhão, mais precisamente para o município de Açailândia, onde é transformado em ferro-gusa.

Aqui ficam só as crateras e a ameaça da produção de um mel, que é considerado o melhor mel produzido no país e o mel com melhor aceitação no mercado externo.

E o mais grave de tudo isso é a falta de diálogo entre a mineradora e a população local. A expressa mineradora trata a população local com uma indiferença olímpica.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) do estado do Piauí, por sua vez, nunca aparece para intermediar um diálogo e explicar aos moradores atingidos, os danos provocados pela exploração mineral.  

O povo desta região não se sente protegido pelas autoridades governamentais e nem representado no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. Triste sina estado povo que habita esta macrorregião. 

Minério de ferro e máquina

Crateras

Ausência da presença humana

Nenhum comentário: