quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Todo indivíduo deve exercer sua cidadania




E o que vem a ser cidadania? É ter direitos civis, políticos, sociais e deveres como membro de uma sociedade. A cidadania expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada.

Agora, o que o cidadão precisa saber para exercer sua cidadania? Conhecer as leis constantes na Constituição Federal (CF), de modo a conhecer os seus direitos e deveres.

A cidadania costuma ser entendida em seu conceito ampliado, como um conjunto de direitos e deveres dos indivíduos que vivem em sociedade. Com o conhecimento necessário para o cidadão conviver numa sociedade, os seus direitos de cidadão devem ser cobrados e exigidos por ele, junto às autoridades constituídas. Já os deveres devem ser praticados pelo próprio indivíduo conhecedor das leis, normas e regulamentos que determinam as suas relações sociais.

A Constituição Federal (CF), está para o cidadão, assim como a Bíblia está para o cristão. A Bíblia para o cristão é um guia moral e a Constituição Federal (CF) é um guia cívico.

O cidadão que conhece os seus direitos e deveres apoiado no que nos ensina a Constituição Federal (CF), não tem medo de cobrar e exigir das suas autoridades o cumprimento das leis e a execução de serviços, que em tese devem ser oferecidos pelo estado.

O cidadão na ausência do Poder Legislativo, que funciona como um órgão fiscalizador e um elo de ligação entre o Poder Executivo, deve exercitar seus direitos, cobrando das autoridades ações efetivas e denunciando essas mesmas autoridades, quando se fizer necessário.

O cidadão consciente dos seus direitos políticos, civis e sociais é um indivíduo livre e preparado para ocupar o vácuo muitas das vezes deixado pelo Poder Legislativo.

A Constituição Federal (CF) deve estar sempre às mãos do cidadão para que ele a use, toda vez que tiver dúvidas sobre os seus direitos e deveres.

Nenhum comentário: