sexta-feira, 2 de março de 2018

Prefeitos sem projeto original

As administrações municipais no estado do Piauí, via de regra, são marcadas pela mesmice e sem nenhum projeto original, ou seja, administrações sem nenhum projeto que mereça destaque da imprensa local e nacional.

Para início de conversa, nenhuma prefeitura do estado do Piauí, sobrevive sem os recursos repassados pelo Fundo de Participação e outras receitas oriundas do governo federal. O governo do estado do Piauí que também vive sempre de pires na mão, não tem como investir nos municípios.  

Uma administração original, é aquela que é inventiva ou criativa. Que cria meios ou condições para arrecadar mais impostos e tornar-se menos dependente do governo federal. Agora, para arrecadar mais, o município precisa criar as condições necessárias para que investidores invistam no município em questão.

Uma das iniciativas do Poder Executivo municipal para se livrar da dependência dos recursos federais é dotar o município de um Parque Industrial (PI) com uma estrutura mínima que desperte o interesse do potencial investidor. Um Parque Industrial dotado de ruas com serviços de esgotamento sanitário, energia, telefonia e Internet.

O município de São Raimundo Nonato, por exemplo, com excelente localização, o que lhe permite funcionar como um município polo para outros dezesseis municípios, já deveria ter começado a investir na criação de um Parque Industrial e na criação dos polos de Saúde e Educação. Tudo num só lugar. Essas duas atividades que nas últimas duas décadas, vem apresentando um crescimento significativo, sem uma política de incentivo aos empresários de parte do poder municipal.

Nenhum comentário: