sexta-feira, 15 de junho de 2018

Um povo sem esperança, desconfiado e abandonado pelo sistema


O Brasil, um país que tem tudo para ser uma nação, mas que não passa de ajuntamento, onde ninguém acredita em ninguém e o único sentimento que une o povo brasileiro é o do amor pelo futebol. Já foi maior esse sentimento, mas ele ainda leva multidões às ruas de todo o país quando a seleção brasileira entra em campo. Parece até um sentimento meio doentio, porque este povo não tem nenhum motivo para torcer por uma seleção, cujos integrantes, são os mais bem pagos do mundo e o salário do trabalhador comum é de miséria.

É muito importante fazer uma ressalva, porque as nossas elites têm motivo de sobra para andar rindo à toa, uma vez que o brasileiro que está no topo da pirâmide percebe salários maiores até do que os integrantes das elites de países de primeiro mundo.

Nós os brasileiros vivemos em dois brasis: um Brasil com características de país de primeiro mundo e um Brasil com características subsaarianas. Nas capitais brasileiras é muito fácil identificar esses dois mundos. Quem nunca ouviu falar de periferia e áreas nobres nas capitais?  

Nas camadas sociais ricas, a guerra civil que está se desenrolando no país inteiro (na periferia) só é vista pelas imagens produzidas pelas emissoras de televisão. Elas estão a salvo, porque a riqueza as proteges.

Por Joachim Arouche

Nenhum comentário: