segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Uma notícia alvissareira (boa nova)


A Operação Carro-Pipa do governo federal voltou a atender os piauienses da região do semiárido. Agora, a população precisa ficar muito atenta para o uso político dessa operação. Se por um acaso, um canalha aparecer na sua casa sugerindo trocar uma carrada de água por voto, denuncie o canalha ao ministério público federal (procuradoria da república) em São Raimundo Nonato, Já que os recursos destinados a essa operação são do governo federal.

A Operação Carro-Pipa é um projeto criado pelo Governo Federal e que tem como nome oficial Programa Emergencial de Distribuição de Água. Seu objetivo principal é levar água para o consumo humano nas áreas atingidas pela seca na região Nordeste, norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo. O programa advém de uma Cooperação Técnica e Financeira entre os Ministérios da Integração Nacional (MI) e da Defesa (MD).

Com a volta da Operação Carro-Pipa, as populações dos municípios que integram a região do semiárido piauiense deixam de sofrer com o flagelo de uma seca que ameaça a vida de seres humanos, dos animais e até da Agricultura de Subsistência. A Agricultura de Subsistência que é uma modalidade de assistência que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.

Convém lembrar que essa operação não é um ato de generosidade e bondade de qualquer governo, mas um dever e uma obrigação do governo federal de assistir populações atingidas por estiagens que ocorrem regulamente em regiões semiáridas.

A questão da duração de uma estiagem coloca-se pela severidade dos seus efeitos em caso de persistência. Os impactos acumulados resultantes de períodos cíclicos de seca afetam significativamente o tecido socioeconômico da região, podendo promover a redução progressiva da produção de culturas, da indústria, de energia hidroelétrica e do próprio bem-estar das populações. Esse parece ser o nosso caso. Sem chuva não tem produção e os rebanhos tendem a diminuir.

Siga os blogs Diário do Homem Americano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: