quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CNN Brasil versus Sistema Globo de Televisão



A família Marinho ao tomar conhecimento da criação de uma versão da CNN no Brasil, foi obrigada a reagir ao invasor com o Sistema Globo de Comunicação que passou a apontar sua bateria antiaérea na direção dessa ameaça representada por esse canal de notícia norte-americano que chega ao país pelas mãos de um dos filhos do presidente Bolsonaro, um sobrinho do dono Rede Record de Televisão, supostamente com o propósito de enfraquecer o grupo de comunicação dessa importante família.

Os jornalistas da CNN em inglês usam constantemente o termo “extrema direita” para se referir ao presidente Jair Bolsonaro e já se referiram a ele como “um político brasileiro conhecido por seus pronunciamentos misóginos, racistas e homofóbicos”. E no Brasil como essa filial irá se posicionar?

Anunciada na segunda-feira passada, a CNN Brasil deve seguir um caminho bem diferente, ao menos se depender do histórico dos seus dois sócios. Um deles é Douglas Tavolaro. Coautor da autobiografia do seu tio, o pastor Edir Macedo, foi ele o responsável pela aproximação entre o líder da Universal e Jair Bolsonaro. Antigo vice-presidente de jornalismo da Record, ele esteve por trás das entrevistas laudatórias feitas pela emissora com Bolsonaro durante a campanha.

A CNN Brasil será que vai funcionar como um braço desse novo governo e ser usada como uma arma contra o poderio midiático do Sistema Globo de Comunicação (Rede Globo de Televisão, Globo News, Sistema Globo de Rádio e os portais G1, liderado pelo G1 Rio? Essa guerra midiática promete, porque trata-se de uma briga de cachorro grande.

Convém salientar que as emissoras de televisão (aberta e fechadas do grupo Record tentaram enfrentar os canais de televisão aberto e fechado da Globo e fracassaram. Será que a CNN Brasil vai conseguir? É pouco provável, porque montar uma estrutura igual aos das emissoras Globo leva muito tempo. Quando a CNN Brasil se estruturar no país, o governo de Bolsonaro já deverá ter acabado várias vezes.

Siga os blogs DiáriodoHomemAmericano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: