segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O governo Macri está vivendo os seus estertores

Quando o barco começa a afundar, os ratos são os primeiros a abandonar o porão. Estavam os ratos vivendo muito bem alimentados, comendo do bom e do melhor, mas ao perceberem que estavam correndo perigo, trataram logo de escapar. Essa metáfora é muito reveladora e se aplica muito bem aos políticos oportunistas que só querem levar vantagem.

Qual o brasileiro que não acompanhou pelos meios de comunicação, a debandada de políticos oportunistas que ao perceberem que o governo Dilma Rousseff estava vivendo os seus estertores, pularam do barco ainda flutuando? Poderíamos citar aqui um sem-número de partidos e políticos aliados do Partido dos Trabalhadores (PT) que abandonaram o barco petista e logo em seguida embarcaram no barco do MDB de Michel Temer.

O ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne, apresentou neste sábado sua renúncia depois do terremoto financeiro ocorrido nos mercados locais na última semana. Numa reação contrária as dos investidores à derrota da chapa do presidente Mauricio Macri nas primárias do último domingo. O governo Macri que vive o seu inferno zodiacal e com a renúncia desse importante ministro, mergulhou de vez num caos econômico e que poderá criar um novo caos: o caos político. Essa renúncia é bastante emblemática.

O governo de Maurício Macri, com a perda do seu principal ministro se revelou um governo fragilizado e sem a mínima possibilidade de reverter um quadro que se apresenta como deveras preocupante, porque ninguém deixa um governo e ainda mais um cargo de muita importância se o governo do qual faz parte o ministro demissionário vive um bom momento. Assim como o ministro da Fazenda, Nicolás Dujovne abandonou o barco numa travessia muito perigosa, quem nos garante que a defecção nesse governo não é generalizada? O pior cenário está montado.

Com o agravamento da crise econômica Argentina, o governo brasileiro tem que redobrar os cuidados na condução da nossa economia - que também não vive um momento auspicioso. A propósito: o governo Bolsonaro nas últimas semanas vem perdendo substanciais apoios num momento em o país passa por grandes turbulências. A expulsão do deputado federal Alexandre Frota do PSL, o partido do governo e mais as perdas dos apoios de celebridades como os cantores Lobão, Fagner e o apresentador de TV, Danilo Gentili é bastante simbólico.
Essa imagem revela o estado de espírito de Macri

Nenhum comentário: