quarta-feira, 8 de julho de 2020

"Cidadania antecipada"


Hoje nós abordaremos um assunto que consideramos fundamental a qualquer país, que é uma educação que prepare a criança e o jovem para ser um adulto bem-sucedido na sua vida profissional. Uma educação que também priorize a formação cidadã com inspiração cristã. 

Esse tipo de educação que propomos hoje, foi testado e resultou numa iniciativa bem-sucedida no município maranhense de Colinas, o que acabou chamando a atenção de educadores, como Anísio Teixeira e da grande imprensa, como a revista Realidade da editora Abril. Esse modelo de educação e inovação pedagógica foi criado pelos professores Antônio Luís de Macedo Costa e pelo ex-padre José Manoel de Macedo Costa no Centro Integrado de Educação de Colinas (MA) (CINEC).  

O sucesso desse modelo de educação inspirou um dos fundadores do CINEC, o professor Antônio Luís de Macedo Costa a publicar o livro Cidadania Antecipada que é o relato verdadeiro da união das mais ricas e edificantes experiências educacionais já postas em prática no Brasil: a experiência do Centro Integrado de Educação de Colinas (CINEC).

A proposta educacional do CINEC era promover a educação de qualidade e democrática, em função do desenvolvimento regional, pela aplicação de métodos e técnicas, inspirados nos princípios da pedagogia cristã. A reforma educacional da escola em Colinas (MA) caminhava de certa forma em consonância com os princípios do educador Anísio Teixeira, visando a formação integral do cidadão, desenvolvendo-lhe as virtudes da personalidade (conjunto de hábitos e atitudes e do trabalho). O CINEC se constituiu também como uma escola laboratório de aprendizagem e de fixação e aplicação dos conteúdos, favorecendo aos seus alunos e alunas a oportunidade de comparar as teorias recebidas em sala de aula com as situações reais vivenciadas na prática.

O CINEC funcionava com a seguinte estrutura: As atividades de instrução do CINEC eram voltadas para o curso básico de leitura, escrita, aritmética e rudimentos de história e ciências. Esse modelo de educação, compreendia também a formação do caráter (cidadania) e o despertar dos trabalhadores para uma especialização.

O Centro Integrado de Educação de Colinas (CINEC) nos idos da década de 60 formou várias gerações de maranhenses nascidos nos seguintes municípios: Jatobá, Sucupira do Norte, Mirador, Paraibano, Buriti Bravo, Passagem Franca e Tuntum.

Poderíamos citar aqui neste editorial várias dezenas de maranhenses, hoje bem-sucedidos profissionalmente, mas vamos nos deter em apenas um nome: o do desembargador do estado do Piauí, Hilo de Almeida Souza.

A educação tem que ser revolucionária. A educação deve sempre buscar a inovação pedagógica e sempre se antecipando aos novos tempos. Isso quer dizer que a educação comporta sempre um espirito vanguardista e pioneiro”. (Tomazia Arouche)

Nenhum comentário: