quinta-feira, 9 de julho de 2020

Sindicatos franceses mobilizam os trabalhadores contra demissões


Os funcionários da fábrica da Airbus de Toulouse, França, manifestaram-se, nesta quarta-feira, contra o plano social anunciado pelo fabricante europeu de aeronaves, que ameaça cerca de 5.000 postos de trabalho no país, 3.500 só nesta unidade, em consequência da crise econômica que atinge o setor da aviação, provocada pela pandemia de Covid-19.

Um delegado sindical da Force Ouvrière, Jean François Knepper, dizia durante o protesto que a reivindicação é coletiva, ou seja, por cada dois desligamentos voluntários, os sindicatos exigem uma contratação como forma de não sacrificarem a geração de jovens.

Também a Air France KLM está gerindo à sua maneira a crise, encerrando a sua subsidiária HOP. Por esse motivo centenas de funcionários protestaram, porque essa companhia aérea empurrará para o desemprego quase mil pessoas, depois de o grupo ter decidido cortar 40% dos postos de trabalho que pertencem à HOP.

Os trabalhadores da Nokia, em França, também estão ameaçados por um plano social que levará mais de 1200 pessoas para o desemprego. Para marcar posição centenas de trabalhadores marcharam pelas ruas de Paris no último sábado. Com euronews

Nenhum comentário: