O rio Piauí no inverno
É urgente tratarmos sobre a recuperação do rio Piauí, principalmente no trecho compreendido entre a barragem da Onça e o município de São Lourenço do Piauí, uma área completamente degrada pelo assoreamento, que é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. E como se não bastasse só o assoreamento, ainda existem várias barragens no leito desse rio, o que impede que na época invernosa a Barragem da Onça receba água e consequentemente aumente o volume de água nesse reservatório. Uma água tão necessária para o abastecimento de uma população que cresce em proporções geométricas.
Os nossos parlamentares que só destinam emendas para recapeamento asfáltico, bem que deveriam destinar algumas das suas emendas para a recuperação e a revitalização de um rio, que embora seja um rio periódico é o principal responsável pelo aumento do volume de água nesse importante e necessário reservatório.
Se nada for feito nesse sentido, ouso afirmar que nos próximos anos os municípios da nossa macrorregião vão que ter que apelar para o transporte de água do rio São Francisco, através de carros pipa para o abastecimento dos moradores das zonas urbana e rural da nossa macrorregião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário