A Inflação alta reduz o poder de compra das famílias. A renda das famílias é o principal componente da demanda por bens e serviços. A inflação alta é prejudicial para a economia de um país porque ela gera um desequilíbrio dos preços dos produtos mais essenciais para a vida da população, reduzindo o consumo e prejudicando toda a cadeia produtiva e a economia.
Quais são os fatores que contribuem diretamente para que a inflação dispare? A energia e os derivados de petróleo contribuem efetivamente para que a inflação dispare, porque o aumento dos preços desses bens, impactam diretamente na produção industrial, no transporte e nas atividades comerciais. Se a energia, se o preço dos derivados de petróleo aumenta, o IPCA também sobe, pois, a energia faz parte da cesta de produtos desse índice e isso piora os indicadores do país.
O dólar alto, quase sempre faz a inflação disparar. Como regra geral, a inflação no Brasil sempre sobe puxada pelo dólar mais caro. Isso porque muitos produtos consumidos pelos brasileiros, como o trigo e o petróleo são importados. E mesmo produtos produzidos no Brasil, como a carne e a soja, tem suas cotações definidas no mercado internacional, em dólar.
Como devemos nos proteger da alta da inflação? São várias as maneiras, sendo que a mais eficaz é a pesquisa de preços dos produtos. O consumidor precisa correr de uma loja a outra para pesquisar preços. Uma outra forma de reduzir o impacto da inflação sobre o seu orçamento é cortar os produtos que você percebe que estão ficando mais caros e substituí-los por outros produtos ou similares de outras marcas. Comprar em grande quantidade um produto que a família consome com frequência se ele for encontrado em promoção é outra forma de luta contra a inflação.
Compras coletivas também funcionam como uma maneira de combate à inflação. As compras coletivas é outro recurso que pode ajudar os consumidores a driblar a alta de preços. Compras coletivas nos 'atacarejos', lojas que vendem no atacado para pessoas físicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário