“Não custa nada insistir na tese de que a superpopulação é a principal responsável pela degradação ambiental. A degradação ambiental corresponde ao impacto ambiental negativo ” (Tomazia Arouche)
Quais são os elementos que compõem o meio ambiente? Compõem o meio ambiente, os recursos hídricos, a atmosfera, o solo, o subsolo, a flora e a fauna e o próprio ser humano. Isso implica em defender e proteger, não só o Bioma Amazônico, mas todos os biomas. No caso específico do semiárido, o Bioma Caatinga.
O Bioma Amazônico requer maiores atenções e cuidados, por ser o mais importante em escala mundial. Um bioma que o mundo inteiro reconhece como sendo o pulmão do mundo. Países como França, EUA, Reino Unido, Itália, Canadá e até a China estão na trincheira em defesa desse patrimônio mundial.
A preocupação e a defesa da região Amazônica são maiores, devido a vinculação das alterações climáticas ao desmatamento dessa região. Alterações climáticas essas que aceleram o degelo das calotas polares, o aumento do aquecimento dos oceanos, da precipitação de chuvas muito acima da média anual, dos tufões etc.
A região Amazônica que é responsável pela formação de rios voadores da Amazônia, um fenômeno que são uma espécie de curso d’água invisível que circula pela atmosfera. Trata-se da umidade gerada pela Amazônia e que se dispersa por todo o continente sul-americano. As principais regiões de destino são o Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil, de forma que alguns pesquisadores afirmam que, sem essa umidade, o ambiente dessas regiões transformar-se-ia em algo parecido com um deserto.
Proteger qualquer bioma significa não desmatar uma área, assassinar uma árvore, sem uma justificativa plausível, um argumento razoável, como por exemplo, à construção de uma residência. Sem consciência ecológica e ambiental, o brasileiro bruto, em posse de um motosserra ou de um machado não pensa duas vezes na hora de assassinar uma árvore. Assassinar uma árvore é como assassinar a nós mesmos.
O Bioma Caatinga, por ser o mais frágil de todos os biomas, requer um cuidado e uma proteção especial. Isso significa dizer que devemos proteger os recursos hídricos, a atmosfera, o solo, o subsolo, a flora e a fauna e o próprio ser humano do bioma Caatinga, e principalmente as árvores que além de diminuírem os efeitos das alterações climática, ainda protegem os outros animais de um sol inclemente e abrasador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário