sexta-feira, 1 de outubro de 2021

O Brasil não precisa necessariamente nem de Lula nem de Bolsonaro

 

Até o presente momento, existem quatro pré-candidatos que se apresentam ao pais como alternativas aos nomes de Lula e Bolsonaro: Eduardo Leite (PSDB), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Ciro Gomes (PDT). E ainda poderá surgir um quinto nome, o ex-magistrado Sérgio Moro, que prometeu ao Partido Podemos que até o mês de novembro definirá sobre sua candidatura à presidência da república. 

Desses quatro nomes, o que vem apresentando mais musculatura política, é do governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que acaba de receber o apoio do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que desistiu da sua pré-candidatura em favor do governador gaúcho. Mas, a pré-candidatura de Eduardo Leite, ainda não está sacramentada, porque ainda depende das prévias que o PSDB irá realizar no mês de novembro para escolher entre Eduardo Leite e João Doira, o candidato tucano à sucessão presidencial    

Já, a pré-candidatura do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, depende do resultado da fusão entre o DEM e o PSL que no presente momento se encontra num estágio bastante adiantado. Com a direção desses dois partidos, já tendo inclusive escolhido o nome e o número do novo partido: União Brasil e o número 44. Mandetta que já se manifestou sobre essa fusão e disse inclusive que se esse novo partido for criado para apoiar Bolsonaro, ele não seguirá nele. O que significa dizer que nesse caso, Luiz Henrique Mandetta abortará o seu projeto de disputar à sucessão de Bolsonaro.

Enquanto isso, o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) segue tranquilo no seu projeto de sair candidato a presidência da república, porque o seu nome não encontra nenhuma resistência dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Até porque, o PDT não dispõe de nenhum outro nome com capacidade e a densidade eleitoral desse político cearense para se lançar candidato ao governo central. Ciro Gomes, apesar das suas idiossincrasias, é um nome qualificado para disputar a presidência da república.

Agora vamos introduzir um elemento novo nessa discussão sobre eleição presidencial de 2022, que é o nome do companheiro desses pré-candidatos, ou seja, um (a) candidato a vice-presidente. E o nome de uma mulher bem-sucedida surge no espectro político. Estamos nos referindo a Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, mais conhecida no mundo dos negócios como Luiza Trajano. Luiza Trajano que no presente momento é o nome mais requisitado para compor como vice de uma chapa. Lula que teve um empresário como vice-presidente em 2002, o mineiro José Alencar, anda se insinuando na direção dessa megaempresária que com o seu enorme prestigio poderá atrair para o lado que pender, uma parte significativa do PIB nacional. Como mulher e mulher bem-sucedida no mundo dos negócios, Luiza Trajano abona e fortalece qualquer candidatura majoritária. Quem viver verá!

Nenhum comentário: