Neste domingo (5) eu estive no povoado Pé do Morro, na fazenda da minha querida amiga Antônia Baldoino e nessa minha visita a essa localidade, eu pude constatar a alegria do homem do Campo com as últimas chuvas que caíram sobre essa região e que encheram as lagoas, os riachos e o que foi plantado está nascendo com toda força. Isso é motivo de muita alegria e esperança para o lavrador, produtor rural que acredita numa boa safra e colheita no início do próximo ano.
Na propriedade de Antônia Baldoino, o plantio de milho e feijão é de encher os olhos, uma vez que o crescimento dessas leguminosas é deveras impressionante, porque acontece muito rapidamente, principalmente o feijão que é uma cultura de ciclo curto. Da semeadura até a maturação dos grãos leva 65 dias. O tempo de colheita.
A precipitação de chuva no semiárido piauiense neste final de ano surpreende, porque está acima da média histórica. Os produtores rurais da região da localidade Pé do Morro, agora torcem para que continue chovendo com a mesma regularidade e intensidade, para que o que foi plantado chegue a fase de amadurecimento e posterior colheita.
Em se plantando tudo dá, desde que chova com regularidade e intensidade no tempo certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário