terça-feira, 12 de outubro de 2021

Hoje tudo acontece no espaço virtual

 

No século XXI, o espaço físico está sendo substituído pelo espaço virtual, ou seja, tudo hoje acontece no espaço virtual. Os jornais e revistas impressos estão fechando suas portas, porque esses veículos de comunicação não têm como competir com sites, portais, blogs e podcasts que operam através da rede mundial de computadores, a Internet.

Na área comercial, as lojas físicas estão sendo trocadas pelo e-commerce, mais conhecido como comercio eletrônico. Os clientes que estão migrando do espaço físico para o espaço virtual, usam como justificativa para essa mudança, a comodidade. Uma vez que o consumidor para comprar não precisa sair de casa. Pela Internet, o consumidor compra desde o alimento, peças de reposição para o seu veículo e sexo.

Na área do entretenimento, os cinemas estão desaparecendo, porque com o advento da TV por assinatura e Serviços de streaming possibilitam a transmissão de conteúdos pela internet, sem a necessidade de o usuário fazer download para ter acesso ao filme, música ou livro. Além disso, dependendo do seu plano de internet, não é preciso esperar o carregamento total para começar a usar o serviço contratado.

Algumas redes de cinema ainda resistem, mas, as locadoras de filmes, essas foram as primeiras vítimas desse admirável mundo novo. Os estádios de futebol, também estão passando pelo mesmo processo de esvaziamento, que estão passando os cinemas. O Premiere um canal de televisão por assinatura brasileiro em pay-per-view pertencente ao Grupo Globo, transmite os principais Campeonatos Estaduais de futebol do Brasil, do Campeonato Brasileiro da série A e da série B, jogos da liga inglesa, torneios de tênis, em suma: todo tipo de esporte.

Até o sexo que antes era explorado através de revistas pornográficas e lá nos primórdios com os catecismos de Carlos Zéfiro, nos dias atuais, basta um clique para que o consumidor tenha acesso a vídeos pornôs, contos eróticos e salas de bate papos que funcionam como as lojas de sex shop.   

Com novas tecnologias, outro serviço que está desaparecendo é o de vigia de prédios residenciais e casas, porque hoje tudo funciona eletronicamente e o proprietário do imóvel, através de controle remoto e de câmeras de segurança controla à distância tudo que acontece na sua casa ou apartamento.

É escusado dizer que tudo isso torna o serviço humano cada vez mais obsoleto. E é aí que reside o grande problema da economia, porque a Internet e esses serviços mencionados antes não vão ao supermercado, em suma, não consomem, e se não existe consumo, a economia não gira. Reflitamos sobre isso!   

Nenhum comentário: