“Leia, leia, leia. Leia tudo – bobagem, clássicos, bom e ruim, e veja como são feitos. Assim como um carpinteiro que trabalha como um aprendiz e estuda o mestre. Leia! Você irá absorver”. (William Faulkner)
Este editorial tem a pretensão de despertar, sobretudo, os pais para a importância da leitura. A leitura que funciona assim como uma janela que se abre para mundo. Todos os mundos!
No início, a nossa mente é uma página em branco (tábula rasa) que vai sendo preenchida na medida em que adquirimos conhecimento através da leitura. A leitura traz três poderes mágicos: criatividade, inteligência e empatia, pontua Cressida Cowell, escritora de literatura infantil e autora da série Como Treinar Seu Dragão.
Ler é um conjunto adquirido de habilidades que literalmente muda o cérebro, ressalta uma neurocientista. Ler permite fazer novas conexões entre regiões visuais, regiões da linguagem, regiões de pensamento e emoção.
O hábito da leitura deve começar no ambiente doméstico, com as crianças vendo seus pais lendo livros, jornais e revistas. Diz um certo pensamento popular: “casa de pais, escola de filhos”. Isso quer dizer que os filhos seguem os hábitos dos pais só em vê-los praticá-los.
Ler é muito importante para a pessoa humana, por descortinar um mundo novo que se descobre através da leitura. Um mundo que mesmo sem conhecermos pessoalmente qualquer lugar, nós temos acesso através da leitura de livros, jornais e revistas. Ler por prazer é um dos fatores-chave para o sucesso da criança na vida adulta.
Nos países ricos e desenvolvidos as crianças despertam para o mundo da leitura vendo seus pais convivendo diariamente com o mundo da leitura e isso acaba refletindo no universo da criança que adota o hábito da leitura nesse contato com o mundo mágico da leitura.
Com o advento de novas tecnologias, o hábito da leitura de jornal, revista e livro impresso está desaparecendo, porque pais e filhos estão optando por lerem através de tabletes, smarthfhone e notebook. A leitura através dessas gerigonças, não aconselhamos, porque quem lê por meio dessas tecnologias, costuma fazer uma leitura muito superficial.
Há quem preferia a leitura digital, mas a maioria dos educadores ouvidos ainda preferem a leitura impressa. Isso não importa, porque o mais importante é ler e criar o hábito da leitura. Leia tudo o que puder. Acumule cultura. Quanto mais, melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário