
por Patrick Pereira
A capital maranhense pode receber nos próximos meses a construção de uma base naval da Marinha Brasileira. Para receber as instalações da nova base naval, a terceira a ser localizada na região Nordeste, a capital maranhense receberá no próximo dia 10 de fevereiro a visita de dois almirantes da Marinha do Brasil que deverão avaliar as possibilidades da São Luís em receber a obra.
De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Capitão Luiz Carlos de Melo informou que em todo o país varias áreas estão passando por estudos para se avaliar as mais propicias para receber as novas bases navais. A construção de uma nova base naval faz parte da Estratégia Nacional de Defesa, um projeto apresentado ao presidente Luis Inácio Lula da Silva no dia 18 de dezembro do ano passado. O projeto de autoria do Ministério da Defesa tem como principal objetivo modernizar a estrutura nacional de defesa nacional.
O projeto foi dividido em três eixos estruturantes: reorganização das forças armadas, reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e política de composição dos efetivos das Forças Armadas. Com relação à Marinha ficou determinado que serão realizados estudos para encontrar um local próximo à foz do rio Amazonas, uma base naval de uso múltiplo e com importância semelhante a localizada à Base Naval do Rio de Janeiro.
O capitão Luiz Carlos de Melo afirma que São Luís possui uma localização geográfica privilegiada já que fica dentro da área da Amazônia Legal, o que pode ratificar a grande possibilidade de instalação de uma Base Naval na capital. Além da localização geográfica, outros fatores como a economia e a presença de uma infraestrutura industrial. “A presença de indústrias em locais próximos a essa Base Naval são importantes, já que trabalhos como a construção e o reparo de navios que são realizados em uma base da Marinha, necessitam de bens manufaturados. Por isso que é importante a presença de um setor industrial forte” garantiu o capitão. (Imparcial Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário