sábado, 31 de janeiro de 2009

Timon ganha o seu Hospital Virtual, uma inovação no campo da medicina

Neste sábado (31/01), o município de Timon, teve a oportunidade de receber vários técnicos do governo do Estado do Maranhão, a partir de uma visão local das potencialidades e das necessidades deste município,o governo estadual poder desenvolver políticas e projetos de natureza desenvolvimentistas, capazes de fazer com que este Estado possa romper em definitivo com o atraso.

Destaco aqui a presença de uma das diretoras da Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão (FAPEMA), Cristina Brito que anunciou a criação de uma agência dessa entidade no município, uma incubadora de empresas e o Hospital Virtual de Timon.

O representante da secretaria de indústria é comércio, fez o anuncio da criação do Distrito Industrial de Timon, tendo na oportunidade, destacado a boa localização desse distrito.

O representante da secretaria de meio ambiente, se comprometeu em desenvolver políticas de proteção do meio ambiente, de comum acordo com o interesse público e privado, de modo a que se possa ter um desenvolvimento sustentável.

Já o assessor da secretaria de Pesca, destacou o apoio que essa secretaria vai dar a Fazenda Tamanduá, um projeto de criação de peixes em cativeiro, desenvolvido por um empresário piauiense que não teve como explorar com sucesso um negócio que tinha tudo para dar certo. Nesse caso, é preciso o governo do Estado do Maranhão, acompanhar de perto esse convênio para que o dinheiro do povo maranhense não seja jogado fora.

Um projeto de piscicultura como esse, que já dispõe de uma boa infra-estrutura, tem tudo para dar certo, haja vista, haver mercado para toda produção de pescado de Timon, nos estados do Maranhão e Piauí. Desde que, repito: esse projeto tenha um acompanhamento muito rigoroso de parte do governo estadual.

Hospital Virtual representa inovação tecnológica e atenção à saúde básica

Vamos saber do que se trata, do que vem a ser esse Hospital Virtual. Com objetivo de levar a saúde aos municípios mais carentes do Maranhão, melhorar o atendimento da saúde básica, reduzir custos e diminuir a necessidade de deslocamento da população, a FAPEMA, em parceria com o Hospital Universitário da UFMA, Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, está implantando o projeto Hospital Virtual do Maranhão-HVM. O uso de tecnologias avançadas de telecomunicações, tele medicina e multimídia utilizadas no HVM beneficiará os maranhenses que não têm acesso a hospitais ou não podem se deslocar para os grandes centros de saúde para realizar exames e consultas. É a tecnologia a serviço da Saúde.

O Hospital Virtual do Maranhão atuará em três áreas: Tele diagnóstico, Tele acompanhamento e tele formação. O HVM deve capacitar e educar profissionais da área (equipes de saúde da família), fornecer orientações técnicas e treinamento em serviço de várias áreas de conhecimento, além de auxiliar nos diagnósticos. O projeto piloto funcionará nos municípios de Pendure, Bacabal e Codó e deve se expandir ao longo dos anos por todo o Estado.

De acordo com o diretor-presidente da FAPEMA, o Dr. Sofiane Labidi, o projeto do Hospital Virtual do Maranhão é inédito no Brasil. "Será um encurtador de distâncias. O paciente não vai entrar em filas e nem terá que deixar sua cidade em busca de uma orientação médica especializada. Teremos nefrologistas, cardiologistas e uma série de outros especialistas à disposição do paciente do interior do Estado", explicou.

Além disso, o HUUFMA foi escolhido com outros 19 hospitais universitários para integrar a Rede Universitária de Tele medicina (Rute), um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia que vai interligar esses hospitais por meio de equipamentos de teleconferência. "Aqui no Maranhão, as cidades de Timon, Grajaú e Pindaré –ofereceram melhores condições para nós vivenciarmos essa nova experiência, no caso, o Hospital Virtual, onde será possível ainda se trabalhar a capacitação de profissionais do interior, sem que estes precisem se deslocar até a capital", esclareceu.

Em Tempo:

Nunca em toda a história do Estado do Maranhão, um governo estadual se fez tão presente na vida da comunidade timonense, como no governo de Jackson Lago. Tudo isso, graças ao prestigio e empenho do ex-prefeito de Timon, engenheiro Chico Leitoa, que como ele mesmo diz: “ vivo provocando os secretários desse governo no sentido de que eles olhem prá Timon com outros olhos”.

Nenhum comentário: