sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Política de Obama perde a virgindade", diz Fidel Castro

colaboração do Blog Dom Severino

O ex-ditador cubano, Fidel Castro, afirmou nesta sexta-feira que a política do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está perdendo a virgindade, em uma crítica em relação aos objetivos dos americanos na ilha.

A declaração foi uma resposta ao chefe-de-gabinete de Obama, Rahm Emanuel, que afirmou nesta quinta-feira (5) que o interesse dos EUA na ilha é a comunidade cubano-americana.

"Assim, mais cedo que tarde, vai perdendo a virgindade a política de Obama, pois os quase 12 milhões de cubanos que habitam a ilha não o interessam", disse Fidel em artigo publicado pelo site Cubadebate nesta sexta-feira.

O texto prossegue com a recordação de que ao ser questionado pela imprensa sobre qual era o candidato de Obama em Cuba, Emanuel, "o homem mais próximo do presidente, não quis se aprofundar no tema".

Fidel disse que Emanuel garantiu que seriam autorizadas as viagens e o envio de remessas dos cubano-americanos à ilha, mas "do direito a viajar dos cidadãos americanos, nem o mencionou".

"Tampouco mereceram qualquer referência a Lei de Ajuste Cubano, nem o embargo", disse o presidente cubano, em relação a norma que concede residência automática aos cubanos que consigam chegar por qualquer meio aos Estados Unidos, o que Havana denuncia como estímulo à emigração ilegal.(EFE)

Nenhum comentário: