Aposentados e pensionistas participam nesta sexta-feira (20) da Manifestação Nacional pela aprovação do projeto de lei que extingue o fator previdenciário e dos projetos que reajustam o valor do benefício com base no salário mínimo. Os aposentados irão fechar a Avenida Francisco Bicalho (RJ) – que dá acesso à ponte Rio-Niterói –, a Ponte de Cabeçudas, em Santa Catarina, a BR 112, entrada de Porto Alegre (RS), e a BR 01 Sul, em Recife (PE).
“O protesto não é contra o governo Lula, e sim um pedido para que o Congresso se sensibilize e vote logo os projetos. A gente vai colocar os aposentados na rua e distribuir uma carta aos motoristas, para que eles pressionem os deputados de seus estados para votarem a favor. Dificilmente, existe uma família que não tenha, pelo menos, um aposentado”, disse ao Congresso em Foco o diretor financeiro da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Nelson Osório.
A mobilização pede que sejam aprovados o projeto 4434/2008, que recompõe as perdas das aposentadorias e pensões, o PL 3299/2008, que extingue o fator previdenciário e a emenda ao PL 01/2007, que estabelece o mesmo índice de reajuste do salário mínimo a todos os benefícios previdenciários. Todas as propostas, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), já foram aprovadas pelo Senado e tramitam na Câmara.
Em todos os estados a manifestação tem início às 11h. No Rio Grande do Sul, haverá também uma concentração às 15h na Câmara Municipal de São Leopoldo. (Renata Camargo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário