Discutir sexualidade com os filhos adolescentes ainda é um tabu em inúmeras famílias. Quando o jovem é homo ou bissexual, então, nem se fala. Para diminuir as barreiras entre pais e filhos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), o Grupo Estruturação lança a cartilha Minha família Arco-Íris.
O material aborda as principais dúvidas e preconceitos das próprias famílias dos jovens. Segundo o presidente da entidade, Milton Santos, o principal obstáculo dentro de casa é alguns pais acharem que a homossexualidade é uma doença. “Muitos começam a indagar: ‘O que eu fiz de errado?’. Isso faz com que seja criado um sentimento de rejeição em relação ao filho”, comenta.
A idéia para a cartilha surgiu das reuniões que o Estruturação promove entre os pais. “Atendemos desde os pais que aceitam e apóiam os filhos até os mais resistentes. Lá, eles falam sobre suas expectativas, dúvidas e angústias. A partir daí, resolvemos elaborar um material para sanar algumas questões comuns a muitas famílias”, explica Santos.
Minha família Arco-Íris recebeu financiamento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Gerência de DST/Aids e será distribuído gratuitamente em hospital e escolas. Segundo Milton Santos, o diálogo sobre sexualidade entre pais e filhos é fundamental para conscientizar os jovens da necessidade de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.
O Estruturação oferece apoio psicológico para pessoas LGBT e suas famílias. Em lares com renda de até três salários mínimos, o atendimento é gratuito. Nos demais casos, a família é encaminhada a um profissional cadastrado pela entidade. (Correio Braziliense e blog Dom Severino)
Em Tempo:
A natureza humana é imutável, e a genética é quem nos transmite todas as nossas características biológicas. Isso nos quer dizer que o que somos ainda independe da nossa vontade. Pode até ser que num futuro não muito distante, possamos escolher a cor dos olhos, da pele e o sexo dos nossos filhos, mas por enquanto, ainda não. Fala-se tanto de amor ao próximo, mas o que se vê, são certos seres humanos sendo tratados com desprezo, pelo simples fato de terem comportamentos diferentes dos nossos. Tudo isso é a mais deslavada hipocrisia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário